Site da USP

Objetivos

O programa de pós-graduação em Ciências da Saúde Aplicadas ao Aparelho Locomotor tem como objetivo formar profissionais com alto grau de especialização e competência para a prática da ciência e docência, com atuação em instituição de ensino em nível superior, em laboratórios de pesquisa, comprometidos com a ética profissional e com a produção do saber.

Para isso, o egresso deverá ter adquirido as seguintes habilidades:

  1. Caracterizar-se como pesquisador e ser capaz de futura liderança na comunidade acadêmica.
  2. Ter competência para atuar nos vários níveis da formação universitária: desde o aluno de graduação, iniciação científica, até o doutor.
  3. Ter adquirido e possa praticar princípios éticos na pesquisa, no relacionamento com os pares, superiores e inferiores hierárquicos, com as instituições e a sociedade.
  4. Ter liderança para formar pessoas, núcleos acadêmicos e captar recursos.
  5. Ter desenvolvido senso crítico e habilidades que o qualifiquem a realizar e comunicar os resultados da pesquisa original nos vários foros, por comunicação oral, eletrônica e impressa.
  6. Ter interesse em manter-se atualizado e desenvolver idéias próprias de investigação.
  7. Preocupar-se com os futuros liderados no sentido de estimular o aperfeiçoamento, criar oportunidades e investir na qualidade.
  8. Respeitar a sociedade, que é a grande financiadora das pesquisas no país, no sentido de bem usar os recursos financeiros, infra-estrutura e pessoal para produção de conhecimento, inspirado nas necessidades da população, e que poderá contribuir para o avanço da ciência no país.

Estes objetivos são atingidos por meio de ensino formal, prática da pesquisa e, principalmente, convivência com o corpo de docentes orientadores da Instituição e fora dela.