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Informações sobre defesas (indicação de banca, depósitos, oficialização, versão corrigida)

Leia com atenção. Nesta página consta passo a passo da tramitação de documentação no programa até a oficialização de defesa(formulário e prazo de entrega). Há também como realizar os procedimentos para a versão corrigida após a defesa.
Documentação necessária para aprovação da CCP (Comissão Coordenadora do Programa) para que o aluno possa realizar o depósito da CPG(Comissão de Pós-Graduação).  A documentação deverá ser entregue de acordo com o calendário.

O aluno deverá estar atento quanto ao seu prazo de depósito que está informado na ficha de aluno (Janus). Este prazo para depósito é na CPG, mas para isso, é necessário que toda a documentação seja aprovada pela Comissão Coordenadora do Programa. Esta documentação deverá ser entregue na secretaria do programa com antecedência mínima de 10 dias à data escolhida da reunião CCP. A secretaria não aceitará pendências de documentos e/ou que sejam entregues no momento da reunião. É importante o aluno ficar atento aos prazos pois a reuniões acontecem somente 1 vez ao mês.

Ex: se o aluno está com prazo para depósito na CPG no dia 05/03/2018, deverá entregar os documentos na secretaria do programa até o dia 0/  /2018, pois de acordo com o calendário (Reuniões da Comissão Coordenadora do Programa), a reunião CCP está agendada para o dia 16/02/2018.

Dúvidas devem ser esclarecidas diretamente na secretaria do programa. Ao final desta página informações importantes sobre a nomenclatura do título e Diretrizes para Apresentação de Teses e Dissertações à USP.

Documentos obrigatórios :

De acordo com o novo sistema de gerenciamento de bancas, a partir de 20/12/2018 há um novo formulário a ser preenchido para o depósito da dissertação e/ou teses (conforme abaixo)

 

 

1 –  Formulário: Formulário Depósito Regimento Novo (1)

 

Obs: o título informado no formulário não poderá sofrer alterações nos procedimentos posteriores ao depósito. Caso tenha sido alterado quando informado no programa para a matrícula inicial, deverá ser enviada uma informação para a secretaria do programa com justificativa e com assinatura do orientador. Esta justificativa é aprovada pela CCP, portanto, não poderá ser entregue no momento do depósito da documentação, dissertação e/tese.

O orientador e o aluno deverão assinar este formulário.

 

4 – 1 exemplar em CD contendo em arquivos separados: 1 arquivo da dissertação e/ou tese, em formato pdf; 1 arquivo com o parecer do orientador sobre a dissertação e/ou tese em formato pdf; 1 arquivo em pdf do artigo e da submissão e/ou aceite, decorrente da dissertação e/ou tese ( item XII do Regulamento do Programa);

Modelo da etiqueta para o CD

obs: utilizar envelope de papel para armazenar o CD

5 – Indicação da banca: são exigências para a sugestão de membro para banca: título de doutor, lattes atualizado (principalmente a produção científica);

Importante: Verificar no formulário exigências para indicação de banca (título de doutor, lattes atualizado do membro indicado como sugestão na banca, produção científica atualizada,). 

 

 

Outras Informações:

Redação de Dissertações e Teses – link disponível neste website na página inicial “acesso rápido”

– Resguardo

De acordo com a CoPGr 5401, de 17 de abril de 2007, em seu artigo 1º,  todos os pós-graduandos terão seus trabalhos publicados na biblioteca digital. Em seu artigo 2º informa que os alunos possuem o direito de solicitar o resguardo de seus trabalhos, mediante solicitação formal feita à CPG, no momento do depósito. Caso a CPG acate esta decisão, o aluno poderá resguardar seu trabalho por até 2 anos, onde durante este período será disponibilizada uma versão simplificada do mesmo, transcorridos os 2 anos o aluno poderá, mediante outra solicitação formal à CPG, solicitar que o trabalho seja resguardado por até mais 2 anos. Ao término dos dois períodos de resguardo, o trabalho será divulgado por completo.

Resolução CoPGr 5401

Obs.: Somente válido para pós-graduandos matriculados sob o Regimento da Resolução CoPGr nº 6542

Checklist para resguardo do trabalho:

  1. Baixar o Formulário de Solicitação de Resguardo;
  2. Preenchê-lo;
  3. Recolher as assinaturas;
  4. Se versão definitiva, entregará:
    • 1 exemplar impresso e capa dura;
    • 1 CD contendo:
      • 1 arquivo com a versão completa do trabalho;
      • 1 arquivo com uma versão simplificada que contenha o título, o resumo, a introdução, a conclusão e a bibliografia.

Depósitosalunos deste programa deverão realizar o depósito na versão definitiva

Oficialização de Defesas –  Formulário para oficialização de defesa – Para oficializar a defesa é necessário o preenchimento deste formulário na Seção de Pós-graduação da FMRP/USP com, no mínimo, 12 dias úteis de antecedência da data escolhida para a defesa. Não serão contabilizados a data da defesa, os feriados e pontos facultativos, de acordo com o calendário oficial da unidade.

OBS: o aluno deverá enviar email (com o prazo acima da entrega do formulário) para o programa (contendo todas as informações de defesa (data, horário, local e aceite dos membros indicados para a banca examinadora). 

Desistência de participação em comissões examinadoras: havendo desistência de participação de algum membro na comissão examinadora, deverá o membro desistente redigir um email ao endereço spg@fmrp.usp.br informando a impossibilidade de participação na referida comissão, para que se possa indicar um suplente ao aluno, ao seu respectivo orientador e ao programa.

Esclarecimentos quanto a nomenclatura do título no programa “Ciências da Saúde Aplicadas ao Aparelho Locomotor”

 

NOMENCLATURA DO TÍTULO:
O(a) estudante de mestrado que cumprir todas as exigências do curso receberá o título de “MESTRE “MESTRE E/OU MESTRA EM CIÊNCIAS
O(a) estudante de doutorado que cumprir todas as exigências do curso receberá o título de “DOUTOR “DOUTOR E/OU DOUTORA EM CIÊNCIAS

EX: Dissertação apresentada à Faculdade de Medicina
de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
para obtenção do título de Mestre em Ciências
* NÃO HÁ ÁREA DE CONCENTRAÇÃO NESTE PROGRAMA – aqui não é para inserir “Ortopedia, Reabilitação”, etc….

Diretrizes para Apresentação de Teses e Dissertações à USP

Orientação e Normalização de Trabalhos

Para normalização de teses e dissertações, a Biblioteca Central adota o manual: Diretrizes para Apresentação de Teses e Dissertações à USP: documento eletrônico ou impresso. Para isso é necessário realizar a transferência dos arquivos abaixo clicando sobre os links e salvando-os em uma pasta em seu computador.

A obra publicada em quatro partes pode ser acessada no Portal de Livros Abertos da USP (www.livrosabertos.sibi.usp.br), diSponibilizada pelo SIBiUSP – Sistema Integrado de Bibliotecas da USP. O acesso direto a cada parte também poderá ser feito a partir de seu DOI (Digital Object Identifier).

Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: parte I (ABNT)

Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: parte II (APA)

Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: parte III (ISO)

Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: parte IV (Vancouver)

Outras informações:

Versão corrigida – Se a banca de avaliação da Dissertação ou da Tese sugerir mudanças no texto e as mesmas forem acatadas pelo(a) estudante e pelo orientador, devem seguir o roteiro abaixo e entregue diretamente na Seção de Pós-Graduação da FMRP/USP.

Checklist

1. Exemplares:

A. 1 (um) exemplar impresso (capa dura);
B. 1 (um) exemplar em CD da versão corrigida em formato PDF;
C. Itens obrigatórios no exemplar corrigido:
I. Capa (dura);
II. Contracapa;
III. Folha de Rosto (deve conter a seguinte frase “Versão corrigida. A versão original encontra-se disponível tanto na Biblioteca da Unidade que aloja o Programa, quanto na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP (BDTD)”)
IV. Ficha Catalográfica;
V. Folha de Aprovação;
VI. Resumo;
VII. Abstract;
VIII. O título deve ser o mesmo do  utilizado no depósito e idêntico em todos os locais em que aparecer, sendo que, conforme as diretrizes da Biblioteca Central USP Ribeirão Preto, os títulos das dissertações, teses e trabalhos devem ser redigidos em letras minúsculas, com exceção da primeira letra, siglas, nomes próprios e/ou científicos;
IX. Somente palavras estrangeiras e nomes científicos poderão ser formatados com itálico;
X. O nome do pós-graduando deve ser o mesmo que aparece no sistema Janus. Em caso de adição de sobrenome por causa de matrimônio, será necessário a atualização. Para atualização é necessário a entrega, na SPG, do RG atualizado e certidão de casamento.

2. Parecer do orientador para acompanhar a versão corrigida:

A. Documento deve conter o parecer do orientador referente às alterações feitas no trabalho, que ele tem ciência e concorda com as mesmas;
B. Deve ser datado e assinado (obrigatório a assinatura original);

3. Prazo para a entrega da versão corrigida:

A. O prazo para entrega da documentação da versão corrigida, na SPG, é de 60 dias corridos, improrrogáveis. Sendo que se o último dia cair em finais de semana, pontos facultativos ou feriados, será contado como último dia, o dia útil anterior ao da data limite.

 

– Biblioteca digital; Após 60 dias corridos da defesa do pós-graduando, a SPG fará a submissão do trabalho na Biblioteca Digital da USP.