Inscrição Exame Qualificação Regulamento 7493 CSAAL 11 11 2021 :

 

O Exame de Qualificação é exigido tanto no Mestrado quanto no curso de Doutorado e Doutorado Direto (alunos matriculados na Resolução nº 7493, de 13/06/2019 – verificar na ficha de aluno JANUS em qual Resolução está matriculado)

A inscrição no exame de qualificação é de responsabilidade do estudante e deverá ser feita dentro do prazo máximo estabelecido pelo programa neste Regulamento, conforme itens VII.1.1, VII.2.1 e VII.3.1.

O exame deverá ser realização no máximo 90(noventa) dias após a inscrição. O estudante de pós-graduação que não realizar o exame no período previsto para seu curso será desligado do programa, conforme Regimento de Pós-graduação da USP.

a) Mestrado: inscrição num período máximo de 12 meses após a sua matrícula e ter completado no mínimo 10 créditos em disciplinas;

b) Doutorado e Doutorado Direto: inscrição num período máximo de 18 meses após a sua matrícula e ter completado no mínimo 10 créditos em disciplina;

Para a inscrição: o aluno deverá consultar datas de reuniões da CCP (considerando competências estabelecidas à CCP) e entregar na secretaria do programa a documentação exigida com no máximo 1 mês de antecedência ao seu prazo regimental para inscrição no exame;

Mestrado, Doutorado ou Doutorado Direto:

  • Parecer do orientador comprovando a fase do projeto e descrição de atividades realizadas durante o curso e resultados do seu projeto;
  • O orientador e o eventual coorientador não poderão fazer parte da comissão examinadora;

O exame de qualificação deverá ser realizado em até 90 dias após a inscrição. O aluno que não realizar o exame de qualificação no período previsto será desligado do programa, conforme item V do artigo 52 do Regimento de Pós-graduação da USP. O objetivo do exame de qualificação é avaliar a maturidade didático-científica do aluno e os progressos obtidos.

Formas de apresentação:

O exame via remota é autorizado pelo programa, porém, é obrigatória que a presença de um dos participantes seja dentro Unidade/FMRP/USP.

O exame consistirá de exposição oral de, no máximo, 30 minutos sobre o andamento do projeto com resultados parciais;

Cada membro da Comissão Examinadora terá até 20 minutos para arguir o candidato, que contará com o mesmo tempo para resposta.  Será considerado aprovado no exame de qualificação o aluno que obtiver aprovação da maioria dos membros da comissão examinadora.

Tutoriais para a realização de Defesas por Intermédio do Google Meet

 

ENTREGA DA VERSÃO DEFINITIVA (DEPÓSITO) (Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto)

O aluno deverá encaminhar para a secretaria do programa, conforme o calendário de reunião da Comissão Coordenadora e seu Prazo Regimental:

Além das normas gerais citadas, há particularidades de cada programa.

Favor verificar com a secretaria do Programa, quais outras regras podem existir para o procedimento de depósito.

  • Formulário de depósito e sugestão de banca (clique aqui)  Regulamento 7493/2018 – antes de baixá-lo, verifique seu regimento e nível
  • não serão aceitos formulários com nome incompleto e sem o número USP (consultar o programa com antecedência para esta informação). Formulários incompletos (nome com abreviação, etc…) serão devolvidos para correções.
  • o nome do seu projeto deverá corresponder ao da inscrição (está descrito no submenu Discentes neste website)

Atenção: o depósito digital via sistema JANUS só é realizado pelo aluno após a Comissão Coordenadora do Programa analisar a documentação acima e devolvê-la assinada pelo Coordenador, conforme reuniões constantes do calendário.

Exigências para realização do depósito digital: formulário de depósito e sugestão de banca assinados pelo coordenador; parecer do orientador  referente ao trabalho informando que o candidato está apto para defesa; artigo, comprovante de submissão do artigo em revista com Qualis (aqui ou o comprovante de envio, bem como o de recebimento pela revista ou caso se o artigo esteja publicado).

A redação da dissertação e/ou tese devem ser seguidas pelas normas da ABNT , sendo obrigatória a menção do apoio financeiro da CAPES no trabalho de TODOS os alunos (bolsistas ou não)

Oficialização de Defesa: o formulário para oficializar a defesa deverá ser entregue na secretaria do programa com no mínimo até 15 dias antecedentes à data escolhida.

De acordo com a Circ.CoPGr/18/2022, para exames de qualificação ou defesas (via remota totalmente ou híbrida), na qual poderão ser realizados até o dia 30/06/2022, são necessários os seguintes documentos:

Formulário de oficialização de defesa 2022  – a ser utilizado para defesas até o dia 30/06/2022

– Solicitação do aluno, incluindo a data do exame, horário e a forma em que ocorrerá o evento (via remota totalmente ou híbrida); A forma híbrida tem sido muito incentivada tanto pelo Programa como para a PRPG.

– Manifestação do Orientador; para solicitação remota (os argumentos deverão ser convincentes para solicitação perante a autorização da PRPG)

– Ficha do aluno (Janus);

Mediante a documentação acima a CCP do programa emitirá a solicitação para a Pró-Reitoria de PG para aprovação;

Para exames de qualificação e/ou defesas presenciais e onde o aluno e/ou orientador estiverem presentes na Unidade da FMRP/USP não é necessária a solicitação à Reitoria.

Versão Corrigida 

O prazo para entrega da documentação da Versão Corrigida, na SPG, é de 60 dias corridos contados a partir da data da defesa (improrrogáveis), sendo que, se o último dia cair em finais de semana, pontos facultativos ou feriados, será contado como último dia o dia útil anterior ao da data limite.

 

Formulário-de-versão-corrigida

o formulário deverá ser assinado pelo aluno, orientador e coordenador do programa ( atualmente pode ser encaminhado pelo email institucional do programa, bem como o arquivo da dissertação e/ou tese versão corrigida)

De acordo com a Resolução 7493/2018 e a Resolução CoPGr 7569/2018, a Dissertação ou Tese será incorporada, tanto à Biblioteca da Unidade quanto à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP, pela Secretaria de Pós-Graduação da Unidade.

 

Itens obrigatórios no exemplar corrigido:

I. Capa (dura);

II. Contracapa;

III. Folha de Rosto (deve conter a seguinte frase “Versão corrigida. A versão original encontra-se disponível tanto na Biblioteca da Unidade que aloja o Programa, quanto na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP (BDTD)”)

IV. Ficha Catalográfica;

V. Resumo;

VI. Abstract;

VII. O título deve ser o mesmo do  utilizado no depósito e idêntico em todos os locais em que aparecer, sendo que, conforme as diretrizes da Biblioteca Central USP Ribeirão Preto, os títulos das dissertações, teses e trabalhos devem ser redigidos em letras minúsculas, com exceção da primeira letra, siglas, nomes próprios e/ou científicos;

VIII. Somente palavras estrangeiras e nomes científicos poderão ser formatados com itálico;

IX. O nome do pós-graduando deve ser o mesmo que aparece no sistema Janus. Em caso de adição de sobrenome por causa de matrimônio, será necessário a atualização. Para atualização é necessário a entrega, na SPG, do RG atualizado e certidão de casamento.

Obs.: É obrigatória a menção do apoio financeiro da CAPES no trabalho de TODOS os alunos (bolsistas ou não). 

 

 

Resguardo:

 

O aluno que tiver interesse em resguardar patentes, direitos autorais e outros direitos, próprios ou alheios, relativos ao seu trabalho, poderá solicitar à Comissão de Pós-Graduação (CPG) de sua Unidade, mediante requerimento devidamente justificado e anuência de seu orientador, a manutenção, em acervo reservado, da versão integral de sua Dissertação ou Tese na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.

O pedido deverá ser entregue com a anuência do orientador do aluno no momento do depósito da Dissertação e Tese.

Em caso de deferimento do pedido pela CPG, o aluno deverá entregar a versão eletrônica completa de sua Dissertação ou Tese, acompanhada de uma versão simplificada que contenha apenas o título e o resumo do trabalho. A versão completa permanecerá em acervo reservado pelo prazo de até 02 (dois) anos, durante o qual a versão simplificada ficará disponibilizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.

Transcorrido o prazo solicitado, o aluno poderá solicitar novamente a manutenção da versão completa do trabalho em acervo reservado, por novo período de até 02 (dois) anos, findo o qual a sua Dissertação ou Tese passará a ser disponibilizada integralmente na Biblioteca da Unidade e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.

Ultrapassado o prazo máximo de 04 (quatro) anos, em casos excepcionais, devidamente justificados, a fim de resguardar direitos de terceiros ou propriedade intelectual de interesse da Universidade, a CPG poderá deferir a prorrogação da retenção da Dissertação ou Tese em acervo reservado por novos períodos de 02 (dois) anos desde que haja parecer prévio favorável da Agência USP de Inovação quando houver questão afeta à inovação tecnológica. Para fins de aplicação do previsto, não se consideram casos excepcionais os relacionados a direitos próprios do aluno ou de terceiros oriundos de interesses comerciais relacionados à eventual publicação da Dissertação ou Tese.

Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho de Pós-Graduação.

Formulário-de-Solicitação-de-Resguardo-de-Dissertações-e-Teses_v 2020 

 

Transferência de Curso:

Critérios exigidos para solicitação de transferência de nível curso Mestrado para Doutorado, de acordo com o Regulamento nº 7733 de 13 de junho de 2019. Os pedidos serão analisados e julgados pela Comissão Coordenadora e pela Comissão de Pós-graduação da FMRP/USP.

 A CPG analisará o pedido fundamentado em parecer circunstanciado emitido por um relator sobre o novo projeto de pesquisa e desempenho acadêmico do estudante.

Para a transferência de curso é necessário que o aluno leia atentamente o Regulamento do Programa (em VIII –) para verificar as exigências.

A publicação de artigo em conjunto com o orientador em Revistas Internacionais arbitradas por pares. Sendo assim, indexadas no PubMed, conforme tabela abaixo (classificação de estratos do Web Qualis e critérios da Medicina III , área do programa).

Documentos necessários:

  • Parecer do orientador com justificativa;
  • relatório completo do desenvolvimento do projeto;
  • cronograma completo das atividades a serem desenvolvidas;
  • número de créditos descrito no Regulamento;
  • Certificado de Proficiência em inglês: considerando aproveitamento igual ou superior a 70% para Doutorado e Doutorado
    Direto, realizados até 5 (cinco) anos antes da data na qual estará solicitando a transferência de curso.
  • publicação de artigo original em conjunto com o orientador, em revista de circulação internacional com fator de impacto A1 ou A2, indexada no Pubmed/Scopus/Web of Knowledge, conforme tabela abaixo:
  • Estrato A1 da CAPES – Fator de impacto >= 4.0
    Estrato A2 da CAPES – Fator de impacto >= 2,85
  • Estrato B1 da CAPES – Fator de impacto >= 1,6 – para mudança do curso de Mestrado para Doutorado Direto, o aluno deve ter publicado neste estrato ou em estratos A1 e/ou A2 conforme descritos acima.