Inscrição Exame Qualificação Regulamento 7493 CSAAL 11 11 2021 :
O Exame de Qualificação é exigido tanto no Mestrado quanto no curso de Doutorado e Doutorado Direto (alunos matriculados na Resolução nº 7493, de 13/06/2019 – verificar na ficha de aluno JANUS em qual Resolução está matriculado)
A inscrição no exame de qualificação é de responsabilidade do estudante e deverá ser feita dentro do prazo máximo estabelecido pelo programa neste Regulamento, conforme itens VII.1.1, VII.2.1 e VII.3.1.
O exame deverá ser realização no máximo 90(noventa) dias após a inscrição. O estudante de pós-graduação que não realizar o exame no período previsto para seu curso será desligado do programa, conforme Regimento de Pós-graduação da USP.
a) Mestrado: inscrição num período máximo de 12 meses após a sua matrícula e ter completado no mínimo 10 créditos em disciplinas;
b) Doutorado e Doutorado Direto: inscrição num período máximo de 18 meses após a sua matrícula e ter completado no mínimo 10 créditos em disciplina;
Para a inscrição: o aluno deverá consultar datas de reuniões da CCP (considerando competências estabelecidas à CCP). A documentação deverá ser encaminhado (email institucional) da secretaria do programa, com no máximo 1 mês de antecedência ao seu prazo regimental para inscrição no exame;
Mestrado, Doutorado ou Doutorado Direto:
- Formulário com sugestão da comissão examinadora, tanto para ME, DO e DD (Inscrição Exame Qualificação Regulamento 7493 CSAAL 2022
- Parecer do orientador comprovando a fase do projeto e descrição de atividades realizadas durante o curso e resultados do seu projeto;
- O orientador e o eventual coorientador não poderão fazer parte da comissão examinadora;
O exame de qualificação deverá ser realizado em até 90 dias após a inscrição. O aluno que não realizar o exame de qualificação no período previsto será desligado do programa, conforme item V do artigo 52 do Regimento de Pós-graduação da USP. O objetivo do exame de qualificação é avaliar a maturidade didático-científica do aluno e os progressos obtidos.
Formas de apresentação:
O exame via remota é autorizado pelo programa, porém, é obrigatória que a presença de um dos participantes seja dentro Unidade/FMRP/USP.
O exame consistirá de exposição oral de, no máximo, 30 minutos sobre o andamento do projeto com resultados parciais;
Cada membro da Comissão Examinadora terá até 20 minutos para arguir o candidato, que contará com o mesmo tempo para resposta. Será considerado aprovado no exame de qualificação o aluno que obtiver aprovação da maioria dos membros da comissão examinadora.
Tutoriais para a realização de Defesas por Intermédio do Google Meet
ENTREGA DA VERSÃO DEFINITIVA (DEPÓSITO) (Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto)
O aluno deverá encaminhar para a secretaria do programa, conforme o calendário de reunião da Comissão Coordenadora e seu Prazo Regimental:
Além das normas gerais citadas, há particularidades de cada programa.
Favor verificar com a secretaria do Programa, quais outras regras podem existir para o procedimento de depósito.
- Leia atentamente o passo a passo nos tutoriais descritos no link:
- https://cpg.fmrp.usp.br/alunos/defesas/deposito-digital
Atenção: o aluno deverá cadastrar a sugestão de banca com antecedência ao seu prazo regimental, conforme regras da CCP, pelo menos com 1 mês de antecedência, pois a sugestão de banca tramitara por conferência do programa, relator e CCP.
Exigências para realização do depósito digital: banca cadastrada no sisdefesas conforme regras da CPG (lattes atualizado de todos os membros, inclusive com a produção científica; parecer do orientador referente ao trabalho informando que o candidato está apto para defesa; artigo, comprovante de submissão do artigo em revista com Qualis (aqui ou o comprovante de envio, bem como o de recebimento pela revista ou caso se o artigo esteja publicado); Arquivo em PDF da Dissertação e/ou Tese; Relatório de Plágio;
A redação da dissertação e/ou tese devem ser seguidas pelas normas da ABNT , sendo obrigatória a menção do apoio financeiro da CAPES no trabalho de TODOS os alunos (bolsistas ou não)
Relatório de plágio: O aluno deverá utilizar a ferramenta Turnitin. Segue as orientações para utilizar a ferramenta. https://www.abcd.usp.br/apoio-pesquisador/integridade-prevencao-plagio/turnitin-ferramentaprevencao-plagio/
Oficialização de Defesa: Leia atentamente as instruções de como oficializar sua defesa: https://cpg.fmrp.usp.br/alunos/defesas/oficializacao-da-defesa
Versão Corrigida
O prazo para entrega da documentação da Versão Corrigida (arquivo em PDF), na SPG, é de 60 dias corridos contados a partir da data da defesa (improrrogáveis), sendo que, se o último dia cair em finais de semana, pontos facultativos ou feriados, será contado como último dia o dia útil anterior ao da data limite.
Formulário-de-versão-corrigida
o formulário deverá ser assinado pelo aluno, orientador e coordenador do programa ( atualmente pode ser encaminhado pelo email institucional do programa, bem como o arquivo da dissertação e/ou tese versão corrigida)
De acordo com a Resolução 7493/2018 e a Resolução CoPGr 7569/2018, a Dissertação ou Tese será incorporada, tanto à Biblioteca da Unidade quanto à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP, pela Secretaria de Pós-Graduação da Unidade.
Itens obrigatórios no exemplar corrigido:
I. Capa (arquivo PDF);
II. Contracapa;
III. Folha de Rosto (deve conter a seguinte frase “Versão corrigida. A versão original encontra-se disponível tanto na Biblioteca da Unidade que aloja o Programa, quanto na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP (BDTD)”)
IV. Ficha Catalográfica;
V. Resumo;
VI. Abstract;
VII. O título deve ser o mesmo do utilizado no depósito e idêntico em todos os locais em que aparecer, sendo que, conforme as diretrizes da Biblioteca Central USP Ribeirão Preto, os títulos das dissertações, teses e trabalhos devem ser redigidos em letras minúsculas, com exceção da primeira letra, siglas, nomes próprios e/ou científicos;
VIII. Somente palavras estrangeiras e nomes científicos poderão ser formatados com itálico;
IX. O nome do pós-graduando deve ser o mesmo que aparece no sistema Janus. Em caso de adição de sobrenome por causa de matrimônio, será necessário a atualização. Para atualização é necessário a entrega, na SPG, do RG atualizado e certidão de casamento.
Obs.: É obrigatória a menção do apoio financeiro da CAPES no trabalho de TODOS os alunos (bolsistas ou não). |
Resguardo:
O aluno que tiver interesse em resguardar patentes, direitos autorais e outros direitos, próprios ou alheios, relativos ao seu trabalho, poderá solicitar à Comissão de Pós-Graduação (CPG) de sua Unidade, mediante requerimento devidamente justificado e anuência de seu orientador, a manutenção, em acervo reservado, da versão integral de sua Dissertação ou Tese na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.
O pedido deverá ser entregue com a anuência do orientador do aluno no momento do depósito da Dissertação e Tese.
Em caso de deferimento do pedido pela CPG, o aluno deverá entregar a versão eletrônica completa de sua Dissertação ou Tese, acompanhada de uma versão simplificada que contenha apenas o título e o resumo do trabalho. A versão completa permanecerá em acervo reservado pelo prazo de até 02 (dois) anos, durante o qual a versão simplificada ficará disponibilizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.
Transcorrido o prazo solicitado, o aluno poderá solicitar novamente a manutenção da versão completa do trabalho em acervo reservado, por novo período de até 02 (dois) anos, findo o qual a sua Dissertação ou Tese passará a ser disponibilizada integralmente na Biblioteca da Unidade e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.
Ultrapassado o prazo máximo de 04 (quatro) anos, em casos excepcionais, devidamente justificados, a fim de resguardar direitos de terceiros ou propriedade intelectual de interesse da Universidade, a CPG poderá deferir a prorrogação da retenção da Dissertação ou Tese em acervo reservado por novos períodos de 02 (dois) anos desde que haja parecer prévio favorável da Agência USP de Inovação quando houver questão afeta à inovação tecnológica. Para fins de aplicação do previsto, não se consideram casos excepcionais os relacionados a direitos próprios do aluno ou de terceiros oriundos de interesses comerciais relacionados à eventual publicação da Dissertação ou Tese.
Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho de Pós-Graduação.
Formulário-de-Solicitação-de-Resguardo-de-Dissertações-e-Teses_v 2020
Critérios para Transferência de Nível:
Em conformidade com a Resolução CoPGr nº 7733, de 13 de junho de 2019, VIII.1.1, a Comissão Coordenadora do Programa definiu os critérios, conforme abaixo:
- Não ter transcorrido 50%(cinquenta por cento) do atual curso em que está matriculado;
- Encaminhar um parecer circunstanciado onde o aluno deverá descrever a justificativa do mérito em mudança de nível;
- Relatório completo do atual projeto, descrevendo todas as atividades desenvolvidas bem como todo o cronograma das atividades a serem desenvolvidas no decorrer do projeto; descrever também demais atividades acadêmicas desenvolvidas durante o curso;
- Certificado de Proficiência em inglês: considerando aproveitamento igual ou superior a 70% para Doutorado e Doutorado
Direto, realizados até 5 (cinco) anos antes da data na qual estará solicitando a transferência de curso. - Publicação de artigo original em conjunto com o orientador, em revista de circulação internacional (arbitradas por pares) com fator de impacto A1 ou A2, indexada no Pubmed/Scopus/Web of Knowledge;
OBS: classificação de estratos do Web Qualis e critérios da Medicina III , área do programa).
Com a documentação acima, a CCP encaminhará a um relator que analisará a documentação e julgará o mérito do aluno.
Em caso de parecer favorável, a secretaria do programa entrará em contato com o aluno para orientá-lo de como proceder com a documentação via sistema Janus.
OBS: mesmo com o parecer favorável, é a CPG quem analisará o pedido fundamentado no parecer emitido pelo relator sobre o novo projeto de pesquisa e o desempenho acadêmico do estudante.