Site da USP

Formato das Dissertações e Teses

XI.1 Formato das Dissertações de Mestrado

XI.1.1 O trabalho final no curso de mestrado será na forma de uma dissertação na forma tradicional ou na forma de coletânea de artigos. Deve-se assegurar que os artigos estejam relacionados ao seu projeto de pesquisa e que sejam apresentados em uma única dissertação.
XI.1.2 A estrutura da dissertação de mestrado é definida pela publicação “Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico e impresso. Parte I (ABNT) ” publicado pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) USP, disponibilizado na página do programa na Internet, e deverá conter os seguintes itens:
– Capa com nome do autor, título do trabalho, local e data;
– Contra Capa com nome da unidade, nome do autor, título do trabalho, nome do orientador, local e data;
– Ficha catalográfica;
– Lista de Figuras, Ilustrações, Equações e tabelas;
– Resumo em Português;
– Abstract em Inglês;
– Introdução;
– Material e Métodos;
– Resultados;
– Discussão
– Conclusões;
– Sugestões para trabalhos futuros;
– Bibliografia;
– Anexos;
– Apêndices.

XI.2 Formato das Teses de Doutorado

XI.2.1 O trabalho final no curso de doutorado será na forma de uma tese na forma tradicional ou na forma de coletânea de artigos. Deve-se assegurar que os artigos estejam relacionados ao seu projeto de pesquisa e que sejam apresentados em uma única dissertação.
XI.2.2 A estrutura da tese de doutorado é definida pela publicação “Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico e impresso. Parte I (ABNT) ” publicado pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) USP, disponibilizado na página do programa.

Elementos Pré-textuais:
– Capa com nome do autor, título do trabalho, local e data;
– Contra Capa com nome da unidade, nome do autor, título do trabalho, nome do orientador, local e data;
– Ficha catalográfica;
– Lista de Figuras, Ilustrações, Equações e tabelas;
– Resumo em Português (com título e palavras-chave em português)
– Abstract em Inglês (com título e palavras-chave em inglês)

Elementos textuais:

– Introdução;
– Material e Métodos;
– Resultados;
– Discussão
– Conclusões;
– Sugestões para trabalhos futuros;
– Bibliografia;

Elementos Pós-textuais:

– Anexos;
– Apêndices.

Portaria nº 206, de 4 de setembro de 2018.

A CAPES estabeleceu um padrão obrigatório para se fazer os agradecimentos nas publicações, independente se o aluno é ou não bolsista.

Dessa forma, a partir de agora:

Art. 1º Os trabalhos produzidos ou publicados, em qualquer mídia, que decorram de atividades financiadas, integral ou parcialmente, pela CAPES, deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio recebido.

Art. 2º Para fins de identificação da fonte de financiamento fica autorizada a utilização do código 001 para todos os financiamentos recebidos.

Art. 3º Deverão ser usadas as seguintes expressões, no idioma do trabalho:

“O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001”.

“This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001”.

Portanto, agora os agradecimentos devem ser feitos apenas com o uso dessa expressão.

NOMENCLATURA DO TÍTULO:

Esclarecimentos quanto a nomenclatura do título no programa “Ciências da Saúde Aplicadas ao Aparelho Locomotor”

O(a) estudante de mestrado que cumprir todas as exigências do curso receberá o título de “MESTRE(A) EM CIÊNCIAS
O(a) estudante de doutorado que cumprir todas as exigências do curso receberá o título de “DOUTOR(A) EM CIÊNCIAS
EX: Dissertação apresentada à Faculdade de Medicina
de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
para obtenção do título de Mestre em Ciências
* NÃO HÁ ÁREA DE CONCENTRAÇÃO NESTE PROGRAMA

Versão Corrigida:

Fica permitida, a critério do orientador e do orientado, a correção da Tese ou Dissertação aprovada, de modo a valorizar a participação dos membros das comissões julgadoras, que poderão sugerir alterações que melhorem a qualidade dos documentos publicados.

O prazo máximo para a entrega da versão corrigida e definitiva será de 60 (sessenta) dias, a contar da data da defesa. A versão corrigida deverá ser encaminhada, com o aval do orientador, aluno e Coordenador do Programa, em formulário próprio 

 

 

 

Documentação necessária para aprovação da CCP (Comissão Coordenadora do Programa) e posterior encaminhamento para a Seção de Pós-Graduação.

O aluno deverá estar atento quanto ao seu prazo de depósito que está informado na ficha de aluno (Janus) e escolher a reunião da Comissão Coordenadora do Programa para entregar a documentação necessária para aprovação. Esta documentação deverá ser entregue na secretaria do programa com antecedência mínima de 10 dias à data escolhida da reunião CCP.

A secretarias de programas passarão a ter responsabilidade no encaminhamento de documentos. Casos omissos serão analisados para Comissão Coordenadora do Programa.

O envio da documentação para a Seção de Pós-graduação deverá ocorrer com antecedência mínima de 48 horas do prazo máximo para depósito.

Dúvidas devem ser esclarecidas diretamente na secretaria do programa.

Documentos obrigatórios:

Depósito

1) O Pós-Graduando deverá entregar, na Secretaria do Programa, dentro do prazo regimental e dentro do calendário de reuniões da Comissão Coordenador do Programa, a documentação abaixo:

  1. a) Formulário de Depósito e Sugestão de banca- conforme o regimento da matrícula (Aqui prestar muita atenção em que Regimento está matriculado, pois a sugestão de banca é diferente)
  2. b) Parecer do orientador apto para defesa;
  3. c) 1 exemplar, em capa dura, do trabalho (aqui para alunos matriculados na Resolução 7493 não há necessidade deste exemplar)
  4. d)  1 mídia digital com arquivo, em PDF, da dissertação e/ou tese e parecer do orientador, o artigo derivado da tese e/ou dissertação e o comprovante da submissão referente ao envio para o periódico escolhido;
  5. g) Se necessário, solicitação de resguardo;

2) Queiram conferir o currículo lattes da pessoa indicada conforme os critérios abaixo. A pedido da Comissão Coordenadora do Programa, sugestões de comissão julgadora que não estiverem em conformidade com as diretrizes abaixo, serão excluídas da pauta e devolvidas para correção. Portanto, fiquem atentos a prazo regimental.

 

  • Tenham linha de atuação e produção científica atual, relacionadas ao tema da dissertação/tese verificáveis pela análise do respectivo Currículo Lattes;
  • O conjunto das indicações contemple a diversidade do conteúdo do tema do trabalho de conclusão;
  • Não seja oriundo do mesmo grupo de pesquisa;
  • A sugestão para a composição da banca examinadora (aqui verificar a Resolução em que está matriculado e conferir como deverá ser composta a sugestão de banca) Formulário de Depósito (disponível em “Formulários”
  • nomes de investigadores portadores, no mínimo, do título de doutor
  • não indicar ex-alunos, titulados pelo orientador/presidente da banca.
  • Ressaltamos que o trabalho deverá seguir as diretrizes da Biblioteca Central do Campus Ribeirão Preto e ABNT:
  • Capa (dura) – aqui verificar o Regulamento em que está matriculado
  • Contracapa
  • Folha de Rosto
  • Ficha Catalográfica
  • Folha de Aprovação
  • Resumo (com título e palavras-chave em português)
  • Abstract (com título e palavras-chave em inglês)
  • O título deve ser idêntico em todos os locais em que for redigido e deve ser em letras minúsculas, com exceção da primeira letra, siglas, nomes próprios e/ou científicos.
  • Somente palavras estrangeiras e nomes científicos poderão ser formatados em itálico.
  • O nome do pós-graduando deve ser o mesmo que está no sistema Janus. Em caso de alteração de sobrenome por conta de matrimônio, será necessário a atualização do cadastro no Janus. Para atualização no Janus é necessário a entrega do RG atualizado e certidão de casamento na SPG.
  • Obrigatoriedade da citação da CAPES (independente de ter sido bolsista ou não)

Divergência de informação ou erros implicará em devolução do exemplar para correção e  não efetivação do depósito.

 

Após  aprovação da Comissão Coordenadora do Programa:

A Secretaria do Programa encaminhará ao Serviço de Pós-Graduação toda a documentação analisada. Somente após o recebimento da documentação pertinente será efetivado o cadastro do depósito no sistema Janus.

 Após a aprovação da banca pela CPG os membros indicados titulares e suplentes serão notificados por e-mail e receberão o arquivo (pdf) do parecer do orientador e do trabalho.

E quando o agendamento da defesa for solicitado à CPG somente os participantes confirmados serão notificados por e-mail e o arquivo do trabalho poderá ser novamente enviado (pela CPG)

 

Agendamento de Defesa

 

Pós-Graduando (1)        Secretaria do Programa (2)                   Serviço de Pós-Graduação (3)

1) O Pós-Graduando deverá entregar, na Secretaria do Programa, dentro do prazo regimental permitido para a defesa, a seguinte documentação:

Formulário de agendamento de defesa com confirmação dos participantes. Este formulário deverá ser preenchido e assinado (aluno e orientador) e entregue na Secretaria do Programa (não considerar o dia da defesa, feriados e pontos facultativos), com no mínimo 10 dias antes da defesa.

2) A Secretaria do Programa fará a reserva de sala/ou Anfiteatro dentro do sistema e de acordo com a disponibilidade de datas e horários. Após, encaminhará o formulário ao Serviço de Pós-Graduação para a oficialização, porém, não há responsabilidade da secretaria caso o aluno deixe transcorrer o prazo e ocorrer a impossibilidade de agendamento de salas para a defesa.

obs: a consulta para a reserva da sala de aula do Laboratório de Bioengenharia também é de responsabilidade da secretaria do programa juntamente com a secretaria do mesmo, e somente poderá ocorrer agendamentos no período da manhã, devido ao horário de funcionamento do laboratório.

3) Serviço de Pós-Graduação fará a oficialização do agendamento da defesa

todos os formulários estão disponíveis da seção “Formulários”

Orientação para  para Oficialização de Defesas –   deverá ser preenchido e assinado (aluno e orientador) e entregue na Secretaria do Programa (não considerar o dia da defesa, feriados e pontos facultativos), com no mínimo 10 dias antes da data escolhida para a defesa.

O aluno deverá informar ao programa, por email, a confirmação da defesa (aceite de todos os membros indicados, data, local e horário) dentro do prazo previsto acima para a entrega do formulário.