ORIENTAÇÕES PARA A SITUAÇÃO DO CORONAVÍRUS PARA CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO DA FMRP-RP

A partir de 19/03/2020 a secretaria do programa estará com o atendimento presencial suspenso, desenvolvendo trabalho remotamente (Home Office). Qualquer dúvida, enviar um email para ppg.locomotor@usp.br e aguardar o retorno.

 

Segue as orientações gerais para a situação de contingência durante a pandemia do COVID-19 (Corona Vírus).

Atendimento

 A partir de 23/03/2020 está suspenso o atendimento presencial no Serviço de Pós-Graduação da FMRP, conforme as diretrizes do CODAGE, o serviço será realizado em forma de rodízio, tendo um funcionário presente na Seção por dia,   e os demais funcionários estarão trabalhando remotamente (Home Office). Assim, pedimos que todas as solicitações sejam digitalizadas e encaminhada para o e-mail cpg@fmrp.usp.br seguindo o trâmite de aprovação da CCP e submissão para análise da CPG. Durante o período de pandemia será aceito assinatura digitalizadas.

 AULAS

– As aulas presenciais estão suspensas desde 17/03/2020.

– A PRPG solicitou migração das aulas para o formato não presencial sempre que possível, as disciplinas que não for possível ser ministrada no formato EAD serão canceladas e oferecidas em momento oportuno. A aprovação do novo formato da disciplina será realizada pela CCP, informando a CPG

– A aprovação do oferecimento não presencial, as plataformas a serem utilizadas, as metodologias e cronogramas serão informadas aos alunos diretamente pelos docentes ministrantes pela disciplina ou pela secretaria do Programa.

COMISSÕES JULGADORAS E EXAMINADORAS (BANCAS)

– Não deve ocorrer viagens para participação em bancas ou congressos.

– Recomenda-se o uso de videoconferência ou Skype para bancas.

– Será obrigatória apenas a participação de pelo menos um docente da USP, membro da banca, ou membro da CCP no local da defesa, que será responsável pelo preenchimento da ata de defesa.

– Lembramos que há a possibilidade do adiamento da defesa, respeitando o prazo máximo indicado no Janus.

– Para o adiamento ou mudança da forma de participação dos membros (de presencial para à distância), basta nos enviar e-mail (preferencialmente o orientador) para cpg@fmrp.usp.br

PRAZOS

– Não há orientações sobre alterações de prazos por enquanto. Portanto, estão todos mantidos até segunda ordem.

– Caso haja necessidade, o aluno poderá solicitar a prorrogação do prazo que não conseguir cumprir devido a situação de pandemia.

PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO – PAE

– A frequência dos alunos referente ao mês de março (21/02/2020 a 20/03/2020) deverá ser confirmada pelos Supervisores ao Serviço de Pós-Graduação pelo e-mail isisleme@fmrp.usp.br até 24/03/2020. Neste momento não será necessário o envio do Controle de Frequência (nem impresso, nem digitalizado).

– Os auxílios nos próximos meses não serão cancelados por conta da suspensão das aulas presenciais.

– Os alunos devem auxiliar remotamente, na medida do possível, os docentes que providenciarem atividades a serem desenvolvidas em casa pelos alunos de Graduação.

VIAGENS

– Ficam suspensas as viagens acadêmicas de discentes, docentes, pós-doutorandos e programadas ao exterior.

– As viagens domésticas devem ser realizadas quando estritamente necessárias e não para participação em bancas.

PRINT CAPES/USP

– A Capes está flexibilizando as datas de viagens de bolsistas previstas até março de 2020.

– Os editais que atualmente estão abertos têm a previsão de início de mobilidade em julho. Portanto, será aguardada a evolução da pandemia nas próximas semanas, mas a Capes tem se mostrado sensível em relação a mudanças.

Qualquer dúvida estamos a disposição.

Obrigada

Ana Paula Barros Zana

Chefe Administrativo

Serviço de Pós-Graduação

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

16 3315-0687/ 3315-4587